domingo, 16 de junho de 2013

Plano de Aula - Produtos Notáveis


PRODUTOS NOTÁVEIS
Tema:
Números e relações

Série:
- 8ºano/7ªsérie

Conteúdo:
- Produtos notáveis

Significado de Notável:
Adj. Digno de ser notado; inesquecível-fonte: http://www.dicio.com.br/notavel/
Exemplo: “os atletas tiveram um desempenho notável" e "Os EUA parabenizam o Chile pelo notável resgate dos mineiros soterrados".

Sugestão de narrativa: Poema:

Equacionando o Amor

O amor é o produto de um homem com uma mulher.
Chamando eu (o homem) de a e você (a mulher) de b, temos:
amor = a*b
Agora, se somarmos a segunda potência do homem com a segunda potência da mulher e o amor de cada um formaremos o trinômio quadrado perfeito:
a*a + 2*a*b + b*b
Porém, se extrairmos a raiz quadrada dessa equação irá sobrar apenas eu e você, ou seja, irá sobra a+b, pois (a+b)*(a+b) = a*a + 2*a*b + b*b.
Agora eu pergunto: Cadê o amor? Será que ele não existe? A resposta é essa: O amor existe, mas não podemos vê-lo porque está em nossos corações. Amo-te muito, mesmo que você não perceba, não quer dizer que este amor não exista.


Ponto de partida:
- Foi apresentado anteriormente aos alunos as definições de monômios, binômios, trinômios e polinômios e introduzido à ideia de produto notável.
*Proposta de aprendizagem de polinômios através de materiais concretos.

Objetivos:
-Traduzir informações geométricas para a linguagem algébrica e vise e versa.
- Comparar escritas algébricas e reconhecer equivalências entre elas.
- Reconhecer e desenvolver o quadrado da soma de dois termos utilizando estratégias de cálculo algébrico e geométrico.


Estratégias:
- Utilizando material confeccionado por EVA para construção e demonstração na forma geométrica para uma ideia algébrica.

Recursos:
-Lousa
-EVA recortados na forma de x quadrados, deuma unidade vezes x e uma unidade ao quadrado.

Sugestões:
Mostrar os monômios que compõem as fatorações e depois separá-los, para apontar os "fatores" menores. Enfatizar que os produtos notáveis são dignos de atenção, devido a sua grande utilização até o ensino médio e farta contribuição para compreensão da álgebra.

Avaliação:
Avaliação constante na realização das atividades, participação individual ou em grupos.




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